Maio Laranja e Maio Amarelo: conscientização, proteção e responsabilidade caminham juntas
O mês de maio nos convida a refletir sobre duas causas extremamente importantes para a construção de uma sociedade mais segura, humana e responsável: a proteção de crianças e adolescentes e a promoção da segurança no trânsito.
Embora abordem temas diferentes, o Maio Laranja e o Maio Amarelo têm algo em comum: ambos nos lembram que o cuidado começa nas pequenas atitudes do dia a dia e que todos nós temos um papel fundamental na proteção da vida.
O Maio Laranja é uma campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização acontece em maio porque o dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.
Mais do que incentivar denúncias, a campanha busca fortalecer uma cultura de proteção, acolhimento e escuta. Falar sobre o assunto é essencial para quebrar o silêncio e garantir que crianças e adolescentes cresçam em ambientes seguros.
O Maio Laranja nos convida a praticar diariamente atitudes como:
- proteção;
- escuta atenta;
- acolhimento;
- informação;
- cuidado.
Sinais que merecem atenção
Algumas mudanças de comportamento nunca devem ser ignoradas. Medo excessivo, isolamento, agressividade, alterações bruscas de humor ou silêncio repentino podem representar sinais de alerta.
Também é importante lembrar que crianças nem sempre conseguem expressar claramente o que estão sentindo. Por isso, ouvir sem julgar, criar ambientes seguros e incentivar o diálogo fazem toda a diferença.
Em situações de suspeita ou confirmação de violência, denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, de forma gratuita e anônima.
Enquanto o Maio Laranja fala sobre proteção da infância, o Maio Amarelo chama a atenção para a responsabilidade no trânsito.
Todos os anos, milhares de acidentes poderiam ser evitados com atitudes simples. O movimento existe para reforçar que dirigir exige atenção, respeito e consciência.
Pequenas escolhas têm o poder de salvar vidas, como:
- não utilizar o celular ao volante;
- respeitar a sinalização e a faixa de pedestres;
- reduzir a velocidade;
- nunca dirigir após consumir bebida alcoólica.
A segurança no trânsito é um compromisso coletivo. Pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros precisam fazer parte dessa mudança de comportamento.
Afinal, uma distração de poucos segundos pode transformar vidas para sempre.
Educar hoje para proteger o amanhã
Falar sobre proteção e responsabilidade desde cedo é investir na formação de adultos mais conscientes, empáticos e comprometidos com o bem-estar coletivo.
No Projeto Crescer, acreditamos que conscientizar é também educar. Quando ensinamos nossas crianças sobre respeito, cuidado, diálogo e responsabilidade, contribuímos para a construção de uma sociedade mais segura para todos.
Que o Maio Laranja e o Maio Amarelo sejam mais do que campanhas de um mês. Que sejam convites permanentes para olhar com atenção para quem está ao nosso lado, agir com responsabilidade e fazer da proteção à vida um compromisso diário.
Cuidar também é educar. E educar é transformar.